Mural

terça-feira, 8 de abril de 2008

Hospital Geral de São Gonçalo ganha ala de internação pediátrica

Karina Sartório


As crianças vítimas da dengue poderão comemorar, a partir desta terça-feira, uma importante iniciativa no combate a doença. Trata-se da construção de uma ala de internação pediátrica no Hospital Estadual Alberto Torres, conhecido como Hospital Geral de São Gonçalo, que será inaugurada para atendimento a crianças de 28 dias a 14 anos. Ao todo, a unidade disponibilizará 12 leitos de enfermaria e mais 11 no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), além de brinquedoteca, setor de piscologia, fisioterapia, apoio a familiares, entre outros. Inicialmente toda essa infra-estrutura será usada exclusivamente para atendimento dos casos de dengue.

Segundo a coordenadora do CTI pediátrico, Dra. Leila Alves Pereira, os últimos detalhes de organização estão sendo realizados para que tudo funcione com excelência. Ela disse que a unidade vai contar com dois médicos de plantão, mais um na chefia, uma enfermeira, e ainda uma auxiliar para cada dois leitos. O assessor da direção geral do hospital, Dr. Fabio Silveira, destacou que o movimento de pacientes com dengue no hospital é grande. Em 24 horas a unidade chega a receber cerca de 220 pessoas com os sintomas da doença.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em São Gonçalo foram notificados 427 casos de dengue, com 138 confirmados, sendo 73 com complicações e 3 com mortes – uma por dengue hemorrágica e 2 por complicações em decorrência da doença. Outros 289 casos estão aguardando o resultado de exames laboratoriais. Diante desses números, a Secretaria desenvolveu o projeto Quinta I, que realiza um mutirão de combate a dengue nos bairros da cidade. Na próxima, quinta-feira o projeto estará atuando, com apoio de voluntários da APAE,nos bairros Portão do Rosa e Boaçu.
Related Posts with Thumbnails